terça-feira, 5 de junho de 2012

Lanterna Verde - O Super-Herói que veio fazer Justiça...

Hi guys!
Cá estou de novo para alegria da gurizada, ehehe. Brincadeiras a parte, quero desculpar-me pela longa ausência que tive do meu blog, só posso dizer-lhes que estou a trabalhar muito e pouco tempo me sobra pra buscar inspiração e pesquisar temas e etc., para os posts.
Mas vamos ao post de hoje...

Semana passada, mais precisamente dia 1º de junho (sexta-feira) a DC Comics revelou que Allan Scott - da Era de Ouro é "gay", na edição de "Earth 2" que  sairá nos EUA dia 06 de junho próxima quarta-feira, o público irá conhecer seu namorado e o inicio da sua jornada para tornar-se super-herói.
Ok, já sei que vocês já tem conhecimento dessa noticia, já que ela está pipocando em vários blogs e até jornais online. O motivo de eu estar falando sobre esse simples acontecimento, é que ele tem uma importância simbólica de certa relevância, e você mesmo vai entender já o porque de eu estar falando disso. 

Antes de explicar meu ponto de vista,faça o seguinte; pare e pense quantas vezes você já viu dois homens andando de mãos dadas no centro da sua cidade, ou em um shopping center ou qualquer outro lugar público onde há grande concentração de pessoas (não um espaço LGBT né). E agora quantas vezes você já viu duas mulheres andando de mãos dadas. Com exceção de mulheres de mãos dadas, que é mais fácil de se ver por uma questão cultural (homens heterossexuais tem fetiche por sexo entre duas mulheres o que torna mais aceitável mulheres de mãos dadas do que homens de mãos dadas ), você não deve ter presenciado isso muitas vezes, ou certamente nenhuma.

Pare agora, e pense em 5 exemplos de homens ou mulheres, brasileiros, bem sucedidos profissionalmente, com certo reconhecimento midiático e que sejam abertamente declarados homossexuais. Tá, te dou mais 2 minutos pra pensar, vai lá. Ta difícil não é?

Essas duas situações acontecem por motivos culturais e falta de referencia. Motivos culturais primeiramente porque vivemos em um país onde a maioria de sua população se declara cristã e  existe uma cultura extremamente machista  (logo é contra a relacionamentos homossexuais e os próprios homossexuais). E falta de referencia porque a primeira situação, a dos motivos culturais faz com que as pessoas fiquem no armário, logo não existem exemplos suficientes para se seguir ou fazer comparações.

Onde eu quero chegar com tudo isso, pois bem, como eu disse a cima esse acontecimento tem uma grande importância simbólica sim, já que vem acrescentar na questão da informação sobre a homossexualidade. Mesmo hoje em pleno século 21 temos pouco material publicado referente a esse assunto,  e não estou falando de material pornográfico ou de moda dedicado ao publico G, mas sim de conteúdo midiático em geral como filmes, livros e quadrinhos por exemplo.

Quer um exemplo do que eu estou falando? Quantos filmes você já viu onde o mocinho era gay e ficou com outro mocinho e viveu feliz para sempre? O mesmo vale para a literatura e os quadrinhos.  Nenhum não é? Bom pelo menos nenhum que tenha tido grande escala de publicação como o que acontecerá com essa edição do Green Lantern. 

Essa falta de referencia na literatura e no cinema sobre a homoafetividade retratada como algo mágico, natural e até saudável como é o que acontece com a heteroafetividade por exemplo, causa um problema grande para quem está se descobrindo gay. Imagine a quantidade de adolescentes que estão passando por auto negação e tudo mais que pode acontecer com alguém quando não há uma referencia, um norte. Imagine o nó que da na cabeça de um adolescente de 12, 13 anos quando começa a sentir atração por um amigo de escola e não consegue entender o que está a acontecer com ele, ele não sabe o que é isso nunca viu nem leu nada sobre isso e fica a pensar que é uma aberração.  Isso tudo poderia pode ser evitado com esse tipo de material, que vem trazer informação através da ficção.

Bom acredito que já me fiz entender, esse pequeno acontecimento tem um significado simbólico de grande relevância para nós gays e espero que isso incentive escritores e diretores de filmes a produzir mais trabalhos nesse sentido, de tratar a homossexualidade com uma característica como qualquer outra de uma pessoa, que não atrapalha em nada e a história e ainda reflete o que acontece no mundo real amenizando o preconceito e melhorando a vida de muita gente.

Abraço a todos e boa semana.



7 comentários:

  1. Então... como cheguei a comentar em outro blog, realmente não sei se as intenções da DC Comics são boas... O fato maior que me faz pensar isso é esse anúncio ter sido feito logo após a Marvel anunciar um casamento gay em uma de suas publicações...

    Entendo claramente o seu ponto de vista e concordo quando diz que faltam exemplos pra mostrar que é possível sim ser gay e feliz, em qualquer idade. Mas no caso dos quadrinhos, haveria a chance de se começar uma nova história, um novo personagem tão cativante quanto os atuais, descobrindo sua homossexualidade da mesma forma como nós descobrimos...

    Mas... vamos aguardar os próximos capítulos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Peter, realmente pode existir segundas intenções já que esse anuncio ocorreu após o anuncio da Marvel, além do que também foi após o presidente Obama rever seus conceitos e se declarar a favor da união entre pessoas do mesmo sexo.
    Só que não podemos só pensar negativamente e julgar a DC Comics só por interesses, apesar do interesse comercial, realmente como a própria DC Comics anunciou, a intenção é trazer novas histórias que refletem o que acontece no mundo real.
    Espero que mais empresas não só dos quadrinhos, mas também grandes editoras e produtoras de filmes se inspirem nesse acontecimento, e ajudem a mudar essa realidade no mundo. Estamos precisando, e já até passou da hora.

    ResponderExcluir
  3. Mr. FG Que bom que você voltou a postar! O seu blog foi o primeiro que eu visitei em busca de um socorro imediato na época mais terrível da minha vida. Até deixei um comentário no seu post de 1 ano agradecendo o seu trabalho aqui. Lembra? Pois bem, tenho 29 anos e daquela época para cá tenho melhorado muito mas, ainda estou longe de me sentir pleno. Diariamente vivo em conflito com minha solidão e o medo de tentar me aventurar mais. Sair de casa seria possível, uma vez que sou independente e só moro com minha mãe ainda para dividir as despesas e continuar fazendo poupança para meu futuro. Mas e quanto aqueles problemas do tipo: e se eu encontrar alguém? E se essa pessoa quiser uma relação mais séria? A reação dos amigos, família tudo isso pesa muito também. Eu tenho um sobrinho de 10 anos que eu adoro. E se minha irmã não me deixar mais ve-lo? Não estou querendo que ninguém me de as respostas para essa imensidão de dúvidas que povoam minha mente. Isso é só para ilustrar o que um gay no armário sofre! Seu post falou de exemplos. Concordo plenamente com você que faltam exemplos de gays assumidos que sejam honestos, integros, e que contribuem para a sociedade de forma positiva no Brasil. Se essas pessoas se assumissem, mostrando que sua homossexualidade não interfere em nada no seu carater, honestidade,etc... talvez algumas pessoas mudassem um pouco sua opinião e nos vissem por um outro angulo. Vamos esperar que no futuro as coisas continuem melhorando. E que esse e outros blogs que tratam desses nossos problemas continuem pois vocês valem ouro!!!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que o blog tem atingido o objetivo, que é de ajudar as pessoas como você. Fico muito contente.

    ResponderExcluir
  5. Olá, no momento estou meio parado com o blog, pois estou me concentrando mais na minha vida profissional e financeira no momento.

    Mas tenho planos de voltar a desenhar.
    Obrigado pela visita :D

    ResponderExcluir
  6. A Marvel sempre foi conhecida por assimilar muito o estilo contemporâneo nas suas histórias, fazendo os seus super-heróis cada vez mais jovens (adolescentes e até mesmo crianças; X-Men). E nesse contexto moderno muitos aspectos são abordados e renovados nas histórias, como a abordagem de não só de personagens negras como também casais e filhos, Storm e Black Panter e etc. O aspecto homossexualidade já vem sendo abordado à duas décadas atrás na Marvel, fazendo uma lista de super-heróis gays da Marvel agora, sem pesquisar, eu diria o North-Star, o Hércules, o Collossus (X-Men), o Anole (X-Men),e agora rencentemente o casal Wiccan e Hulkling, bom a lista é grande.

    Por outro lado a DC Comincs seria o lado "Republican- Conservador" do Mundo Comics, seus super-herois foram pouco renovados, se renovados, como é o caso de Super-man, batman, Wonderwomen...; e sinceramente eu acho que é tão óbvio que a DC Comics só começou a abordar o tema da sexualidade agora que é moda ser gay, ter uma personagem gay, e como resposta ao beijo gay da Marvel (que era o que faltava na Marvel, e parece que agora os beijos não param mais, veja o Hulkling e Wiccan) tanto que se o Allan Scott não é um personagem novo, é um Green Lantern, todo mundo ja sabe o que é um green lantern,apostar num personagem novo e saindo do armário (novo no mundo gay) não causaria tanto suspense quanto a noticia de que um dos personagens da Liga da J. irá virar gay tsc...Pura estratégia de Marketing (porém melhor pra nós).

    Só mais um coisa, as primeiras quatro fotos do post são do Hal Jordan - "Ryan Reynolds no filme" (o lanterna actual da liga, que todo mundo pensou que seria gay quando a noticia veio).

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo o que você disse, mas para nós é muito bom sim :D
    Ahh e as fotos são meramente ilustrativas sem intenção de representação real do Hal Jordan, mas para os poucos que não conhecem terem uma noção de como é um lanterna verde.

    ResponderExcluir