domingo, 20 de janeiro de 2013

Beleza a cima de tudo!

   Vez por outra fico a pensar sobre o quão importante realmente é o fator “beleza física” em um relacionamento. Isso mesmo, penso nisso e não, não estou doido, sei que a beleza física importa sim em qualquer relacionamento. Mas o quanto e por quê?

   Será que não estamos a valorizar demais esse fator, pois ele é passageiro já que todos envelhecem? A resposta é simples: depende. 
Existem inúmeros fatores, variáveis que possibilitam milhares de respostas diferentes e todas são válidas, isso mesmo, pois a beleza necessita ser avaliada, e o cérebro de cada pessoa interpreta todas as informações que recebe segundo as informações que já possui sobre o tema, no caso isso muda muito de pessoa pra pessoa.  Pra simplificar, a beleza é subjetiva, pois todos são diferentes, e vivenciamos acontecimentos distintos, logo percebemos tudo de maneira diferente.

   Então por que cargas d’água a beleza, o dito padrão estético, biótipos superiores e a simetria parecem imperar sobre o gosto da esmagadora maioria da população?
O ser humano é um bicho esquisito, é capaz de aprender, pensar, decidir, mas por mais incrível que pareça não tem domínio total sobre sua mente. Segundo várias pesquisas realizadas a respeito desse tema, existem algumas características muito específicas que a natureza adicionou ao subconsciente humano e por um motivo importante, a preservação da espécie.
Por mais evoluídos que sejamos, por mais que estejamos no topo da pirâmide da evolução dos primatas, nós não nascemos com equipamentos capazes de detectar quais são os melhores parceiros para dar continuidade à espécie.

   Mais uma vez, não estou doido, e sim estou a falar de procriação, mas calma irei chegar ao ponto.
Exatamente por nascermos desprovidos de instrumentos possíveis de definir os melhores parceiros para procriar, a natureza criou esse mecanismo de seleção que só depende de observação. Esse mecanismo de seleção faz parte da tão conhecida seleção natural, é uma forma que a natureza encontrou de fazer as espécies conseguirem continuar a existir.

   Se você parar para pensar logo vai perceber, que quando se sente atraído por alguém, você avalia essa pessoa. Altura, peso, musculatura, aparência da pele, dos cabelos, comportamento e etc. Tudo faz parte do inteligente sistema de seleção natural que visa dar continuidade a espécie.
No caso de nós humanos que somos seres sociais (pelo menos na maioria rs), mais alguns fatores são avaliados e estão ligados a outros requisitos, por exemplo, a inteligência que claramente está ligada a maior probabilidade de os descendentes se desenvolverem e sobreviver por conta própria. Influência e riqueza, por exemplo, (representam também a força física), está ligada a probabilidade de maior segurança para o futuro de toda a prole. E tem um pequeno problema, na maioria das vezes a beleza, sobretudo está ligada a saúde, no caso aqui representada pela simetria, representa uma menor probabilidade de a próxima geração ter alguma imperfeição, logo essa geralmente tem um maior peso na decisão de quem escolher.

   Tá, mas porque falar de tudo isso, se casais gays não geram descendentes, pelo menos não juntos e de forma natural. Estou falando isso porque existem casos de reprodução assistida que uma mulher doou o óvulo que foi fecundado com o espermatozoide de um doador e foi gestado pela companheira dessa mulher.
   O que tem isso haver com a realidade de quem é gay? Ai é que está, o mecanismo de seleção natural existe para um fim, e junto a ele ainda de quebra temos a sexualidade que recompensa o ato do sexo (que a princípio teria um fim reprodutivo) com o prazer, agora pensa nisso, rsrs.
Temos um mecanismo de seleção natural que nos leva de uma maneira ou outra ao sexo, que no caso de quem é homossexual não gera descendentes, mas o mecanismo ainda nos diz para procuramos os parceiros mais adequados possíveis (segundos os requisitos que já mencionei) e exercitar a nossa sexualidade mesmo que dela não sejam gerados filhos (por isso casais heterossexuais inférteis continuam a fazer sexo, chupa Malafaia rsr). 

   O resultado é um só. Muito sexo, e de preferência com uma pessoa ou mais, bonita(s) é claro.
É para a infelicidade de muitos a beleza/simetria representa saúde, logo quem é provido de muita beleza sempre terá muitas chances mais de relacionar-se do que quem não tem a mesma sorte. 

   Bom, não pensem depois desse post que eu sou superficial ou raso, não eu não sou o que fiz aqui foi demonstrar o porque a beleza á tão valorizada.
Não pensem também que eu acho que todos pensam com a cabeça debaixo, tenho certeza que com o atual nível do desenvolvimento intelectual humano, todos somos capazes de escolher parceiros por vários outros motivos, mas com certeza, esse quase sempre, tem maior peso. E não tem nada de errado nisso, pois isso faz parte da natureza humana, por mais triste que pareça é sim natural.

   Quero aproveitar o post para desejar um Feliz Ano Novo, desejo um ótimo ano para todos (mesmo que bem atrasado rsrs), obrigado por continuarem a acompanhar o blog. Abraços, Mr. FG.

4 comentários:

  1. Beleza é nosso cartão de visita. É o "start", e só depois avaliamos o conteúdo do pacote. Ora, então o que resta para aqueles desprovidos de beleza? Como disse um outro blogueiro, resta o charme. Isso é o que deve (?) ser trabalhado...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, existem outras maneiras de se conquistar alguém.
      O que fiz no texto foi explorar os motivos de o fator beleza ser tão importante.

      Excluir
  2. Bacana o texto, Agora só há mais uma questão a desenvolver que é quando encontramos diversos casais onde um é lindo e o outro(a) é feio, seguindo os padrões de simetrias?

    ResponderExcluir
  3. Se tu prestares bem atenção ao texto, verás que em nenhum momento disse que um feio não tem chance de relacionar-se com alguém mais belo. E até mencionei que existem outros fatores que são avaliados, e que cada pessoa tem uma percepção particular do que é belo ou não. Mais uma vez, o que fiz no texto, foi simplesmente explorar os motivos de a beleza ser tão valorizada.
    Obrigado pelo comentário, continue acessando e trocando essa ideia comigo em outros posts! Abraço!

    ResponderExcluir