sábado, 12 de novembro de 2011

Gay Lifestyle

   É um grande equivoco tentar organizar e classificar estilos de vida segundo orientação sexual, assim como acontece com religiões e cor de pele, por exemplo; nem todo negro é pagodeiro, nem todo religioso é fanático militante.
São generalizações equivocadas que por vezes são baseadas no que a mídia divulga ou o que se escuta dos outros sem qualquer base e conhecimento real do assunto.

   Esse termo gay lifestyle ou estilo de vida gay, nada mais é que um produto da mídia que para mim mais prejudica a comunidade LGBT do que a ajuda já que passa uma imagem errada sobre o que é ser gay. A maior parte do que se diz sobre estilo de vida gay em televisão, por exemplo, como na novela das 21:00 da globo fina estampa que tem o personagem gay Crodoaldo Valério todo caricato, voz e movimentos afeminados (não gosto desse termo mas não lembro de outro no momento) e com um comportamento, jeito de ser melhor dizendo que não é a realidade da maior parte dos gays, já que a maior parte dos gays é mais normal do que se pensa. Também não estou falando que não existem pessoas como esse personagem ou que o modo de ser de quem se parece com ele é errado, mas a imagem que a globo mostra sobre homossexuais é um tanto quanto errada.

   Mas é exatamente esse o trabalho da mídia, pegar um tema e mostrar o lado mais extremo ou radical para que o público se interesse por ele. Se colocasse um homossexual todo certinho tipo Rick Martin, que é bem masculino, não tem trejeitos, tem voz e comportamento “normais” não chamaria tanta atenção como o personagem do ator Marcelo Serrado.
O problema não é caricaturar os gays e sim não mostrar o outro lado da moeda. 

   A maioria das pessoas já tem conceitos formados sobre homossexuais segundo o que se ouve falar na vizinhança no trabalho ou na roda de amigos nos bares nos fins de semana. A maioria não tem nenhuma vivência com pessoas homossexuais para formar seus próprios conceitos.
Sempre que escuto alguém falando sobre um homossexual é sobre ele ser promiscuo ou que é uma bicha doida que mais parece uma gazela saltitante. Há também um pensamento de que passamos a maior parte do tempo em busca de parceiros sexuais diferentes para orgias etc. Ou que vivemos de balada e que todo gay tem doenças sexualmente transmissíveis.

   Todos esses conceitos são equivocados e hipócritas. Lógico que há gays mais espalhafatosos, os que têm a vida sexual muito ativa e não estão nem ai, os que adoram festas e os que têm doenças sexualmente transmissíveis. Mas heteros também podem ser ou ter comportamentos muito irritantes, ser promiscuo festeiro e ter doenças sexualmente transmissíveis. Então basta de hipocrisia.

   Acredito que por tudo que já disse a cima e mais o fato de o Brasil ser o um país com tradições e crendices determinadas segundo o cristianismo que prega ódio contra homossexuais que as pessoas insistem em ver mais um homossexual e não mais um humano.
Também acredito que dificilmente esse quadro irá mudar se mudar algum dia, será daqui a muito tempo já que como disse vivemos em um país mergulhado crenças religiosas.

   O estilo de vida de um gay é tão comum quanto de um hetero.  Acordar de manhã e ir para o banho, café da manhã, trânsito e trabalho e por vezes estudar depois do trabalho. Fins de semana para relaxar e fazer coisas que se gosta como visitar amigos ou frequentar bares e danceterias. Namoros e uniões também acontecem como acontecem com os heteros sem grandes alterações. A vida de casais homossexuais é tão comum quanto à de casais heteros também sem grandes alterações. Alguns hoje até já conseguiram judicialmente casar e adotar filhos. Uma vida comum como a de qualquer hetero.

   Para concluir, não acredito em estilos de vida baseados em orientação sexual, cor de pele ou religião. Mas acredito em estilos de vida pessoais, como cada um prefere levar a vida.

Há pessoas que querem passar vida viajando, ou tendo o maior número possível de relações sexuais e outras que preferem abdicar de sua vida social em família para viver isolado segundo o budismo por exemplo.
Viva e deixe viver.

Abraço e bom fim de semana
Att.  Mr. FG

4 comentários:

  1. Cara, a Globo realmente generaliza esse estereótipo gay afeminado e tals, mas gostaria de te lembrar que na novela TiTiTi isso não aconteceu. Havia um casal homossexual que na minha opinião nos representou de maneira justa. Os personagens não eram afeminados e também não eram promíscuos e acho que dessa maneira a globo até contribuiu com a nossa causa. Mas é claro, essa novela foi uma das únicas que fez isso.
    Abraço
    PS: Escreva com mais frequência xD
    Artur

    ResponderExcluir
  2. O que mais importa é a audiência, por isso vão colocar esteriótipos de gays afeminados senão não teria "graça" de ver um cara gay agindo normalmente, não só de homossexuais mas também de etnias diferentes como você disse...e infelizmente o povo é muito influenciado pelo o que vê na TV, aí que começa a grande ignorância e a falta de respeito.

    ResponderExcluir
  3. adoro o seu blog... muito bom

    ResponderExcluir
  4. Oie, é a primeira vez que leio seu blog e ja li só hj diversas publicações suas como: Será que ele curte?, Será que eu sou gay?, Seja você mesmo sempre. ... e por aie vai.
    olha eu tenho notado no primeiro comentaria ''Havia um casal homossexual que na minha opinião nos representou de maneira justa'' representou sim, não négo, mais lembro também a maneira que ostras mídias publicaram e como em outro seriado da globo que proibiram um beijo gay, são coisas que são muito relevantes, eles apoiam em uma parte que pode acabar se excandalisando, mais eles também são os primeiros a escandalizar, os gays, é isso.
    tomara que curtem meu comentário, mandei um convite pra vc Mr.Fg no email do seu perfil do bolg,(msn) queria conversar com você de um modo mais discreto, tenho algumas perguntas, pois ainda estou muito confuso, obrigado!

    ResponderExcluir